TIM inicia testes de rede 5G em Florianópolis com equipamentos da Huawei

Leilão de frequências 5G no país é previsto para o ano que vem; TIM espera que início de operação comercial da tecnologia no Brasil seja em 2021

A TIM anunciou nesta quarta-feira (22) início de testes da tecnologia 5G em Florianópolis, utilizando equipamentos da fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicação Huawei, que tem sido alvo de pressão dos Estados Unidos, que inseriram a empresa na semana passada em uma lista negra comercial.

A companhia, controlada pela Telecom Italia, também tem iniciativas de testes 5G em Campina Grande, com equipamentos da Nokia; e Santa Rita de Sapucaí (MG), usando produtos da Ericsson.

A operadora afirmou que Florianópolis é a primeira cidade no país em que a empresa já tem instalado antena 5G na frequência de 3,5 GHz.

“Enxergamos alguns elementos habilitadores, como o desenho de um leilão não arrecadatório que privilegie os investimentos e a simplificação de procedimentos para instalação de antenas e fibra em prol da competitividade e crescimento do Brasil”, disse em comunicado à imprensa o presidente-executivo da TIM, Pietro Labriola.

Ele se referiu ao leilão de frequências 5G no país, previsto para o ano que vem. A TIM espera que o início de operação comercial da tecnologia no Brasil ocorra em 2021.

“Vemos alguns elementos capacitadores, como o desenho de um leilão que beneficia investimentos e simplificação de procedimentos para instalar antenas e fibra a favor da competitividade e do crescimento do Brasil”, afirmou Labriola. (Reuters)