Temas mais buscados do Google: ‘Como anular meu voto’ e ‘em quem votar’

Google lança sites especiais para cobrir eleições para presidente do Brasil e revela o que os brasileiros querem saber

“Como anular o voto?”, seguida de “Como justificar o voto?” e “O que acontece se eu não votar?” são os termos mais buscados no Google quando o assunto são as Eleições 2018. Faltando menos de um mês para o dia da votação, o brasileiro parece não estar empolgado com os candidatos à presidência do Brasil. Já a pergunta “Em quem votar em 2018” surge em quarta posição, revelando dúvida mesmo entre os que pretendem comparecer às urnas no dia 7 de outubro.

O Google acaba de lançar duas ferramentas dedicadas ao pleito eleitoral: a página Eleições 2018, uma central de dados do Google Trends sobre o tema, e o site Na busca do Candidato. É importante ressaltar que ambas as páginas do Google demonstram o interesse dos brasileiros nos assuntos relacionados, mas não representam a intenção de voto dos eleitores.

A página especial Eleições 2018 traz dados atualizados em tempo real, e exibidos de acordo com o período de cada tópico. O destaque da Central de Dados do Google Trends vai para o volume de buscas por candidado nos últimos sete dias. No gráfico, é possível clicar em cada candidato para ver mais dados relativos a ele, como as regiões em que é mais pesquisado e as perguntas relacionadas.

O site também mostra a oscilação do interesse pelos candidatos nos últimos 30 dias, além de permitir descobrir quais os temas centrais que mais despertam atenção dos eleitores. Segundo os dados do Google, a saúde tem o maior volume de buscas, seguida da educação. Emprego, impostos e crime aparecem junto no top 5 dos assuntos de maior destaque nas últimas 24 horas.

Gráfico com principais questões sobre voto digitadas no Google — Foto: Reprodução/Google

Gráfico com principais questões sobre voto digitadas no Google — Foto: Reprodução/Google

Já o “Na busca do candidato” procura oferecer uma solução interativa para descobrir o que as pessoas estão buscando em relação à cada candidato. Otimizada para dispositivos móveis, a plataforma permite comparar os temas mais procurados entre os presidenciáveis, além de oferecer um panorama sobre o interesse das pessoas ao longo do tempo.

Comparativo de temas predominantes nas buscas de candidados à presidência do Brasil — Foto: Reprodução/Google

Comparativo de temas predominantes nas buscas de candidatos à presidência do Brasil — Foto: Reprodução/Google

Por Raquel Freire via Google