Professores das redes municipal e Estadual de Educação de Porto Nacional participam de formação sobre Educação Fiscal

Professores dos municípios de Peixe, Gurupi e Porto Nacional participam de formação sobre Educação Fiscal

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceira com a Secretaria da Fazenda e Planejamento, por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe) realizou, nesta sexta-feira, 17, um workshop sobre Educação Fiscal, com o tema “Caminhos para a Educação na Escola”, para professores do Ensino Fundamental I e II de Porto Nacional.

Durante as oficinas foram desenvolvidas diversas atividades como apresentação cultural com a Trupe da Cultura, que é composto por um grupo de artistas da Seduc, apresentando enquete sobre educação fiscal.

Formação sobre Educação Fiscal em Porto Nacional

Formação sobre Educação Fiscal em Porto Nacional -Seduc / Governo do Tocantins

Josiel Gomes dos Santos, gerente de Educação Profissional, proferiu a palestra “O que é cidadania na escola”. Outra atividade desenvolvida foi a oficina “Educação Fiscal no currículo escolar”, pela professora Nelma Maria Matias Pinheiro, membro do Gefe. O objetivo da oficina foi capacitar os professores para trabalharem o tema ‘Educação Fiscal’ de forma transversal e interdisciplinar.

O trabalho sobre educação fiscal já está ocorrendo em outros municípios. No dia 9 de maio ocorreu no município de Peixe, e capacitou 76 docentes; Em Gurupi, a mesma formação ocorreu dia 10 de maio, e contou com a presença de 40 docentes.

Nos encontros em Peixe e em Gurupi, os participantes assistiram à palestra ‘Direito e Cidadania das pessoas com deficiência física’, ministrada pela assessora de Educação Especial da região sul do Tocantins, Ilda Venâncio Corrêa.

Segundo Ilda Venâncio Corrêa, é importante que os cidadãos conheçam seus direitos. “A sociedade precisa se conscientizar, pois ainda há muito preconceito, negação de direitos e omissões de informações, principalmente quando se trata de acessibilidade das pessoas com deficiência”, destacou.

Para Cristina Gonçalves Rodrigues Santos, secretária de Educação do município de Peixe, o evento enriqueceu a cultura dos cidadãos peixenses. “O interessante desse Workshop é que ele contribui para o crescimento da cidade, pois um cidadão consciente significa uma cidade organizada”, comentou.

Conforme Eurípedes Fernandes Cunha, secretário de Educação do Município de Gurupi, o workshop acrescenta conhecimento aos participantes sobre educação fiscal. “É uma grande oportunidade para todos nós. Enquanto educadores, devemos aproveitar bem este momento. A gente ganha quando esses órgãos vêm com formação, com material, com uma série de coisas que nós, talvez, não teríamos como fazer sozinhos. Esses parceiros, aqui colocados, vão nos subsidiar de forma significativa na execução de atividades que provavelmente teríamos que fazer sozinhos”, ressaltou.

Abrão de Sousa, Palmas