No Tocantins Mais de 92% das crianças são vacinadas contra a pólio e o sarampo

Campanha de imunização segue em todo o estado até a próxima sexta-feira (14). Vacinação foi prorrogada porque o estado não conseguiu atingir a meta, que é de 95%.

O Tocantins está perto de atingir a meta de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças contra as duas doenças. Em todo o estado, foram imunizadas 91.891 (92,77%) do público alvo contra a pólio e 91.299 (92,18%) contra o sarampo.

A campanha começou no dia 6 de agosto e estava prevista para terminar no fim do mesmo mês, mas foi prorrogada depois de o estado não atingir a meta. O novo prazo para o fim da distribuição das doses é na próxima sexta-feira (14).

No início desse mês, foram realizadas várias ações em creches de Palmas, com técnicos de saúde vacinando alunos da rede pública.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose. (g1)