Mais de dez regiões da Itália estão em alerta por mau tempo

Pelo menos 11 regiões da Itália apresentaram nesta terça-feira (6) ao governo um pedido para decretar estado de emergência em seus territórios por causa da onda de mau tempo que atingiu o país nos últimos dias.

As regiões são: Vêneto, Ligúria, Friuli Venezia Giulia, Sicília, Lazio, Sardenha, Calábria, Toscana, Emilia-Romagna, Lombardia e Trentino Alto Ádige.

Segundo o ministro de Infraestrutura, Danilo Toninelli, o cálculo dos danos já atingiu mais de 3 bilhões de euros.

As chuvas, no entanto, continuam causando problemas nos rios da península. No Piemonte, norte do país, permanece decretado o alerta “amarelo” como atenção para as tempestades das próximas horas. O rio Po, em Turim, encheu mais de um metro nas últimas 24 horas e as águas submergiram o paredão de Murazzi. Os níveis dos lagos Maggiore e Orta também subiram.

Entre os arcos da ponte da Piazza Vittorio Veneto grandes arbustos começaram a se acumular arrastados pela correnteza. A proteção civil regional continua monitorando a situação. Nos últimos dias, as chuvas, alagamentos e vendavais que atingem a Itália já deixaram 30 mortos e dezenas de feridos. (ANSA)