Mais de 40 mil estudantes realizam avaliação do Saeto até quarta-feira,5

Alunos da rede estadual de educação, matriculados nos 5º e 9º ano do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio, realizam dos dias 3 a 5 as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto). O Saeto foi criado, em 2011, pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino, modernizar a gestão e melhorar os índices educacionais do Estado.

De acordo com as orientações da Seduc, a escolha da data e horário de dois dias seguidos para a avaliação ficaram a critério das unidades escolares, que devem designar um profissional para auxiliar os alunos com necessidades especiais, matriculados nas turmas que farão as provas.

Em Palmas, 120 alunos da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, matriculados no 9º e 3º ano, realizam a prova. Conforme a coordenadora pedagógica da unidade, Silvia Mara Martins, a equipe gestora definiu que as avaliações terão início às 8h. “As provas serão aplicadas no primeiro horário, assim, o rendimento pode ser mais proveitoso, já que o estudante está mais tranquilo”, disse.

Em Paranã, Sudeste do Tocantins, Natércia Bezerra Benevides, secretária da Escola Estadual Euclides Bezerra Gerais, explicou que prova será aplicada nos turnos matutino e vespertino para alunos do 5º ano do ensino fundamental. “Pela manhã, a avaliação foi realizada por 28 alunos; à tarde, a previsão é que 34 estudantes respondam às questões do Saeto”, enfatizou.

Com a oferta do ensino médio na modalidade integral, o Colégio da Polícia Militar Professora Antonina Milhomem, em Araguatins, aplicou a avaliação nesta segunda, para 89 alunos.  A estudante Ester Alves da Silva disse que não houve grandes dificuldades para responder às 40 questões. “Em algumas questões percebi maior complexidade, no entanto a maioria das perguntas são de conteúdos já vistos no decorrer do ensino médio”, concluiu.

No Tocantins, cerca de 42 mil estudantes farão as provas. Para o 5º e 9º ano e 3ª série, o primeiro caderno de prova contém 20 questões de matemática e 20 de língua portuguesa. O segundo caderno, com 20 questões de ciências e 10 questões de geografia será aplicado para o 5º e 9º ano. Já para os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio, o segundo caderno contém questões de ciências naturais e humanas, sendo 8 questões de biologia, 6 de química, 6 de física e 10 de geografia.

 

Thaís Souza