Após três dias de combate, Incêndio na serra de Taquaruçu é controlado

Fogo começou no último domingo (8) e atingiu áreas de difícil acesso. Combate contou com homens do Corpo de Bombeiros e brigadistas.

O incêndio na Serra de Taquaruçu foi extinto após três dias de combate de uma força-tarefa com homens do Corpo de Bombeiros e brigadistas. As chamas foram controladas no fim desta quarta-feira (12). Segundo os Bombeiros, a equipe continua no local para monitorar a região e evitar possíveis reingnições.

O incêndio começou ainda no domingo (8) e se espalhou por áreas de difícil acesso, mas as chamas não chegaram a atingir nenhuma das 80 cachoeiras localizadas na região.

A suspeita é que a queimada tenha origem criminosa. “A gente sabe que geralmente os incêndios têm surgido em decorrência de pessoas que têm tentado fazer queimada achando que vai ter o controle e perde o controle ou então as pessoas, que de forma dolosa, maldosa, colocam incêndio nas margens das estradas”, explicou o superintendente da Defesa Civil do Tocantins, coronel Geraldo Primo.

Os bombeiros ainda não informaram qual o tamanho da área foi consumido pelas chamas. Os incêndios são registrados no Tocantins com mais intensidade nos meses de agosto e setembro, quando o tempo está ainda mais seco.

Fogo atinge parte da serra em Taquaruçu — Foto: Divulgação

Fogo atinge parte da serra em Taquaruçu — Foto: Divulgação

Parque Cesamar

No início da noite desta quarta-feira (12), uma queimada de grandes proporções atingiu a área de preservação do Parque Cesamar, em Palmas. O Corpo de Bombeiros informou que esteve no local e deslocou duas viaturas para fazer o combate. As chamas foram controladas por volta das 20h30.

O parque fica na região central de Palmas e é um dos pontos turísticos mais movimentados da capital. O local já tinha sido atingido por um incêndio em 2016 e na época a suspeita era de que o fogo fosse criminosos. (g1)