Federação das Apaes do Tocantins é escolhida entre instituições de todo o país e recebe Prêmio na Câmara dos Deputados

O trabalho realizado pela Federação de Pais e Amigos do Tocantins (Feapaes), que agrega as unidades das Apaes de todo o Estado, recebeu nesta quarta-feira, 05, Prêmio Brasil Mais Inclusão, entregue pela Câmara dos Deputados. A homenagem é uma iniciativa da Comissão da Pessoa com Deficiência, que escolhe entre concorrentes de todo o Brasil apenas um vencedor para cada uma das cinco categorias do prêmio.

A instituição foi indicada pela deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO). A parlamentar é membro da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e atua como parceira das Apaes do Tocantins, por meio da destinação de emendas parlamentares e apoio nas ações de fortalecimento.  “Iniciativas como o Prêmio Brasil Mais Inclusão ajudam a dar visibilidade para trabalhos que mudam a vida de pessoas com deficiência. É um incentivo para que as questões ligadas à educação inclusiva sejam mais valorizadas nas políticas públicas sociais e educacionais”, destacou a deputada.

A presidente da Feapaes, Marcilene Barbosa, afirmou que a Federação se sente muito grata por receber o Prêmio visto que há um alto nível de concorrência. “Receber esse prêmio mostra que estamos no caminho certo. A visibilidade contribuirá com a unidade da Federação. É um incentivo para todos aqueles que estão envolvidos e fortalecerá a nossa luta na defesa dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no Tocantins”, afirmou.

Feapaes

A Feapaes agrega uma rede de 50 unidades de Apaes presente em diversos municípios do Tocantins. As crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla são atendidas nas áreas de educação especial, assistência social, saúde, esporte, cultura e lazer. O trabalho  é realizado com o envolvimento da comunidade e famílias que atuam de forma colaborativa para proporcionar qualidade de vida à pessoa com deficiência.

Brasil Mais Inclusão

Os vencedores são escolhidos por membros da Mesa Diretora e por um Conselho Deliberativo, formado por representantes dos partidos indicados por seus respectivos líderes. A homenagem é concedida anualmente, durante a semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). Este ano, com a alteração no calendário da Câmara dos Deputados devido ao período eleitoral, a entrega acontecerá no início do mês de dezembro. (Da Assessoria)