Espera por cirurgia ortopédica dura até seis meses em Araguaína: ‘o descaso é grande’

Pelo menos 10 pacientes aguardam por cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Araguaína. Há paciente que espera pelo procedimento há mais de seis meses. Alguns chegaram a ser encaminhados para a sala cirúrgica, mas voltaram.

“Segundo informações faltam materiais, tive informação que tinha uma máquina quebrada. Teve uma moça que foi à sala de cirurgia e voltou porque a máquina estava quebrada”, disse o acompanhante de paciente, Marcos André.

Em um vídeo enviado para a TV Anhanguera, um paciente fala da espera. “Estou há seis meses esperando uma cirurgia. Já fiz uma, estou esperando a outra e nada de acontecer”.

O marido da dona Ana Gomes Rocha também esteve na sala para passar por cirurgia na tíbia. Segundo ela, o procedimento não foi realizado por falta de vaga na UTI. “Não tinha vaga na UTI, não me conformei, eu vim na ouvidoria, fiz a minha reclamação, uma moça ligou e falou: ‘Não, é um aparelho no centro cirúrgico que está quebrado’. Eu falei: ‘Qual dos três está mentindo’? Eu quero saber a verdade”.

Pacientes esperam por cirurgia ortopédica em Araguaína — Foto: Reprodução/TV Anhanguera Pacientes esperam por cirurgia ortopédica em Araguaína — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Pacientes esperam por cirurgia ortopédica em Araguaína — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Dona Ana e outros parentes de pacientes buscaram ajuda no Munistério Público Estadual. “Ele está piorando e eu não trouxe meu marido para cá para voltar em um caixão. Eu trouxe ele para cá para ele sair curado, mas o descaso é grande. Você vai nos corredores, você chora de ver idosos pelo chão”, disse ela.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que os pacientes Valdinar Rodrigues da Rocha, Tomaz Rodrigues de Freitas e Vitória Régia Carvalho de Araújo estão com as cirurgias programadas para esta quarta-feira (7). Já o paciente Ronaldo Macena da Silva, que necessita de cirurgia plástica terá que aguardar transferência para tratamento em outra cidade.(G1)