Em período chuvoso, Sesmu alerta sobre os perigos da aquaplanagem

As chuvas já começaram a cair em Palmas e segundo a Defesa Civil Municipal a previsão para os próximos dias são de mais registros de pancadas de chuvas. E para esse clima, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) alerta para os cuidados que o motorista e o motociclista devem ter com um fenômeno bastante comum durante esse período: a aquaplanagem.

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito da Secretaria, Kerlen Parrião, a aquaplanagem é quando uma camada de água na pista impede o contato do pneu com o asfalto. “É o momento em que o condutor perde totalmente o controle do automóvel, que se mantém em deslocamento independente de onde as rodas dianteiras estejam apontando. Na maioria das vezes, pode ser somente um susto, mas, dependendo da força do fenômeno, pode terminar em uma grande tragédia”, acrescenta.

“A aquaplanagem não ocorre somente em grandes temporais, durante as chuvas mais leves o fenômeno pode ocorrer e em uma intensidade maior devido o condutor achar que não existe riscos. Bastar ser atencioso, manter a calma, andar sempre com atenção e a possibilidade da aquaplanagem acontecer será mínima”, finaliza.

E para garantir a segurança dos condutores de Palmas, a Sesmu cita alguns cuidados indispensáveis para evitar uma aquaplanagem. Confira abaixo:

Confira a pressão dos pneus – Se os pneus estiverem abaixo do recomendado pelo fabricante, a probabilidade do veículo sofrer com uma aquaplanagem aumenta significativamente.

Não ande com pneus gastos – Pneus gastos perdem a capacidade de drenagem da água.

Diminua a velocidade – Quanto maior a velocidade do seu veículo, maior a probabilidade de ocorrer aquaplanagem. A dica é pegar leve no acelerador, principalmente antes de entrar nas áreas com acúmulo de água.

Cuidado com os freios – Caso passar por cima da poça de água e sentir sua motocicleta perdendo o contato com o chão, evite frear. Mantenha a calma e segure a direção com força.

Prefeitura De Palmas