Dorinha busca a conclusão de 70 creches no Tocantins 

A entrega de creches à população de diversos municípios do Tocantins é um dos assuntos que a deputada Federal Professora Dorinha (Democratas/TO) está negociando junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Na manhã da última terça-feira a parlamentar e o prefeito de Silvanópolis, Gernivon Adão Pereira Rosa, participaram de uma reunião com o presidente do órgão, Silvio Souza Pinheiro, para tratar da conclusão da creche no município.

O Tocantins possui atualmente 70 creches pactuadas com o FNDE e a maioria delas já tiveram os recursos parcialmente ou integralmente liberados. A deputada Dorinha tem trabalhado junto ao FNDE e prestado orientação aos prefeitos para a resolução de diversas questões técnicas necessárias para destravar a conclusão das obras dessas creches.

A deputada destacou que além de serem fundamentais no processo educacional, as creches garantem mais condições de sustento às famílias. “Atualmente 45% dos lares brasileiros dependem da renda das mulheres para se manterem e na maioria desses casos não há com quem dividir o cuidado das crianças.

A creche garante uma etapa importante na educação e para muitas famílias ela também é necessária para o sustento do lar”, afirmou.

Sobre as creches

O FNDE, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, disponibiliza recursos para a construção de creches nos modelos padrões criados pelo órgão. Os municípios são atendidos com o projeto que mais se adequar a necessidade comprovada.

No Tocantins estão pactuadas creches em dois padrões: o tipo B com capacidade de atendimento de até 188 crianças, em dois turnos, ou 94 crianças em período integral e o tipo C com capacidade de atendimento de até 120 crianças, em dois turnos ou 60 crianças em período integral. (Da Assessoria)