Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no Tocantins

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue celebrado nesta sexta-feira, 14, o Hemocentro do Tocantins, realiza uma programação especial. Com o intuito de agradecer quem doa e sensibilizar novos doadores de sangue, foi realizada uma blitz educativa nesta manhã na NS2, próximo a feira da 304 Sul, onde foram distribuídos folhetos educativos e informativos para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Foi realizada uma blitz educativa nesta manhã na NS2, próximo a feira da 304 Sul, onde foram distribuídos folhetos educativos e informativos

Foi realizada uma blitz educativa nesta manhã na NS2, próximo a feira da 304 Sul, onde foram distribuídos folhetos educativos e informativos (Foto: Nielcem Fernandes)

A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador. Na manhã desta sexta-feira, quem foi doar sangue ganhou uma massagem relaxante dos voluntários e na parte da tarde terá limpeza de pele e demonstração de produtos.

A gerente técnica do Hemocentro, Eveline Ávila, explica que a programação faz parte também da campanha ‘Junho Vermelho’, realizada em todo país com o intuito de conscientizar a população sobre a importância deste ato. As comemorações alusivas iniciaram na semana passada, com a unidade móvel do Hemocentro, que está percorrendo durante todo esse mês pontos estratégicos para receber doações de sangue. “Nossa unidade móvel já passou por Taquaruçu, Farmácia Biovida e Exército, dia 25 estaremos em Paraíso, e 29 na Catedral de Palmas, encerrando as programações do Junho Vermelho.”Foi realizada uma blitz educativa nesta manhã na NS2, próximo a feira da 304 Sul, onde foram distribuídos folhetos educativos e informativos

“O dia 14 de junho também precede um dos meses mais críticos que é julho. O mês costuma ser a época em que os hemocentros de todo o país enfrentam baixas nos estoques de sangue, especialmente pelo fato de anteceder o período de férias, onde normalmente cai o número de doadores de sangue e aumenta o número de acidentes e outras ocorrências.”

As mobilizações aconteceram em parceria com a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN) e Farmácias Biovida.

Sobre a data

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em 14 de junho. O objetivo da data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não doadores sobre a importância do ato, que é responsável por salvar milhares de vidas. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Ellayne Czuryto, Palmas