Depois de 21 anos, Miranorte voltará a ter um time de futebol profissional: o Embuguaçuano

Depois de 21 anos, sem disputar nenhuma competição oficial da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), a última foi o Estadual de 1998, no mês de maio quando terminou na quarta colocação, a cidade de Miranorte estará de volta ao futebol profissional do Tocantins.

O anúncio foi feito pelo presidente do Embuguaçuano, Paulo Dantas, que tinha como sede a cidade de Colméia, mas que agora após acerto com a Prefeitura de Miranorte, o clube terá sua nova sede nesta localidade. O anúncio foi feito pelo presidente Paulo Dantas, em entrevista ao programa CBN Tocantins Esportes comandado pelo jornalista Reinaldo Cisterna.

O Embuguaçuano Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol fundado em 18 de fevereiro de 2017, suas cores são azul e branca. O clube teve origem em 2010, na cidade de Embu-Guaçu, região metropolitana de São Paulo, como um clube empresa, disputando competições de categorias de base, firmando parcerias com o Santos Futebol Clube e o Força Esporte Clube adotando as cores destes dois clubes.

Em 2017 foi fundado na cidade de Colméia, sagrando-se campeão do Campeonato Tocantinense Amador em sua estreia. No segundo semestre do ano disputou sua primeira competição profissional, o Campeonato Tocantinense de Futebol de 2017 – Segunda Divisão.

Porém, em 2018, por questões financeiras, o presidente Paulo Dantas, resolveu afastar o clube das competições oficiais, e está retornando agora em nova cidade: em Miranorte.
“Tenho o maior carinho e respeito pela cidade de Colméia. Fomos muito bem acolhidos por lá, onde tudo começou para o Embuguaçuano. Conquistamos títulos e fizemos um bom papel. Mas tivemos problemas financeiros em razão de ter que fazer nossos jogos fora da cidade por falta de um campo de futebol adequado para a Segunda Divisão”, comentou Dantas, ressaltando que o time tinha que jogar a cerca de 30 km de Colméia na cidade Guaraí e a cada partida disputada tinha sempre um saldo negativo de pelo menos R$ 1.500,00. E isso acabou pesando este ano na decisão de mudar de cidade, tendo em vista que Miranorte possui sua praça esportiva dentro das especificações oficiais para a disputa das competições da FTF.

Reinaldo Cisterna (E), Paulo Dantas e Miguel de Negri durante o Programa CBN Tocantins Esportes – Divulgação

Rei do Acesso
Visando fazer uma caminhada de bons resultados para a cidade de Miranorte, o presidente Paulo Dantas, já contratou o técnico Wicelmo Rodrigues, considerado o Rei do Acesso no futebol tocantinense, já que ele subiu as equipes do Guaraí, Ricanato e Atlético Cerrado para elite, além de ter muito conhecimento no futebol do Estado. “Trouxemos a peça certa para comandar nossa equipe. É um treinador bem articulado. “ destacou o dirigente.
Dantas disse que antes de certar com Miranorte namorou outras cidades, mas sentiu que Miranorte tem todas as condições de fazer história no futebol do Tocantins. Disse que foi muito bem recebido pelo prefeito Carlinho Nacional e o secretário de Esporte, Bruno Lustosa. “São pessoas que pensam no futuro. E isso será importante nesta nova empreitada”, finalizou o dirigente, ressaltando ainda que tudo será documentado como manda a lei. Este ano o Embuguaçuano Miranorte disputará o Estadual Sub-19 e a Segunda Divisão.  O Estádio Zilmar Pinto Brasil, o Zizão, em Miranorte´será a nova casa do Embuguaçuano. A cidade fica distante a 99 Km de Palmas.

Secretário
O Secretário Municipal de Esporte, Cultura e Juventude, Bruno Lustosa Chaves, disse que a Prefeitura está estudando a forma da parceria, mas segundo ele, vai ser boa pro dois lados. “Acredito que vamos ajudar com transporte alojamento, alimentação e cedendo nosso estádio para as partidas”, disse o secretário.
Segundo ele, representa muito a cidade que é apaixonada por esporte, em especial o futebol e, com isso, vai movimentar a cidade trazendo alegria, sem falar que hoje o município conta com uma escolinha de futebol atendendo aproximadamente 250 crianças. “Com a volta do Miranorte no futebol tocantinense vai dá mais oportunidades a esses atletas que estão iniciando”, aposta o secretário.

Miranorte conta com uma escolinha de futebol atendendo aproximadamente 250 crianças – Divulgação

O último jogo registrado
No Campeonato Tocantinense de 1998, o Miranorte terminou na quarta colocação atrás do Interporto, Palmas e Alvorada (campeão).
Ainda naquele ano, antes do Estadual, no mês de fevereiro, o Miranorte disputou o Torneio Seletivo que aconteceu em fevereiro de 1998, o campeão foi o Alvorada e o vice-campeão o Interporto. Na final foi Alvorada 2 x 0 Interporto.

Miranorte
O Miranorte foi fundado no dia 3 de janeiro de 1995. Na Copa Tocantins de 1997, terminou na última colocação entre as oito equipes participantes. Sua única participação no Campeonato Tocantinense ocorreu em 1998, quando conseguiu chegar às semifinais, quando perdeu a vaga na decisão para o Palmas. Na primeira partida, em 17 de maio, houve um empate em 1 a 1; no segundo confronto, dia 24 de maio, o Miranorte foi derrotado pelo placar mínimo de 1 x 0. (Com informações do Wikipedia).

Entrevista na CBN

https://www.cbntocantins.com.br/programas/cbn-esportes/cbn-esportes-1.318022/estadual-define-classificados-no-grupo-a-embugua%C3%A7uano-ser%C3%A1-sede-agora-em-miranorte-1.1798857

www.aloesporte.com.br