Cadastro de novos alunos na rede municipal de Palmas só poderá ser feito em 2019

Muitas mães estão reclamando que não conseguem cadastrar os filhos para tentar uma vaga nas creches da rede pública de Palmas. O cadastro é feito pela internet, mas o sistema não está funcionando desde o mês de agosto.

Esse é o caso da dona de casa Alexsandra Pereira. A filha dela está com sete meses e a mulher conta que até agora não conseguiu fazer o cadastro. “Desde os quatro meses dela que eu tento acessar para fazer o cadastro, mas está falando que tá em manutenção. A coordenadora da creche diz que não está funcionando e que não está entrando novos cadastros ainda.”

O cadastro de novos alunos na rede pública de Palmas é feito por meio de dois sistemas: Sistema On-line de Cadastro do Ensino Fundamental (Socef) e Sistema Online de Cadastro da Educação Infantil (Socei).

A gerente de Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Anice Souza Moura, explicou que ambos estão passando por uma mudança e por isso estão fora do ar.

“A prefeitura unificou os sistemas de solicitação de matriculas na rede. Então, desde o mês de agosto a equipe está trabalhando para entregar um sistema único. Com isso, nós bloqueamos para novos cadastros. Os pais irão acessar o novo sistema para fazer a solicitação de matrícula a partir do dia 14 de janeiro de 2019”, explicou.

As aulas na rede municipal estão previstas para começar no dia 4 de fevereiro de 2019. De acordo com a gerente haverá tempo suficiente para todos os interessados fazerem o cadastro e efetuarem as matrículas. Serão cerca de 3 mil vagas abertas no início do próximo ano.

Qualquer pessoa poderá entrar no sistema e cadastrar o filho. A distribuição das vagas leva em conta critérios socioeconômicos e, segundo o município.