5 sintomas que podem indicar complicações nos rins

O povo é quem tem razão: mais vale prevenir que remediar! No caso da saúde essa regra deveria ser lei. Ignorar alguns problemas só porque não são demasiado dolorosos ou porque seus incômodos são suportáveis pode vir a revelar-se uma fatura demasiado cara para pagar. Ainda para mais porque tem órgãos que, ao contrário de outros, não têm a capacidade de se regenerarem a si próprios.

Por essa razão é que o seu organismo tem áreas merecedoras de mais cuidados e atenção. Problemas que que começam por ser muito pequenos cedo podem evoluir para doenças incuráveis. Não prestar atenção é o maior perigo! E esse é o caso dos rins.

Entre as principais funções desse órgão, se encontra o controle das quantidades de água no sangue, regular a pressão arterial e fazer a reabsorção de eletrólitos. São também os rins que expulsam substâncias tóxicas através de urina, que curiosamente também é produzida por eles.

Essa lista importante de funções é a razão fundamental pela quais são considerados o órgão mais importante do sistema urinário. Mas os rins, infelizmente, têm um pequeno grande defeito, que os tornam muito problemáticos. Sua capacidade de regeneração, em caso de lesões, é muito baixa. Daí que seja determinante prestar toda a atenção do mundo, para que sejamos capazes de detectar qualquer problema o quanto antes. Os rins podem colapsar, deixar de funcionar e esse é um cenário para ser evitado a todo o custo.

Sabe que acontece se os rins deixarem de trabalhar como suposto? O sangue vai deixar de ser purificado, aumentando a concentração de substâncias nocivas no organismo. As consequências podem ser letais! Logo, é super importante que saibamos a que sinais devemos estar atentos para encontrar alguma condição a tempo de agir. Fique conhecendo os sintomas que podem ser reveladores de complicações renais.

1. Dor nas costas

Monitorize a dor nessa região. Tudo bem que pode estar apenas fazendo companhia para suas cólicas menstruais, ou ser o reflexo de algum esforço mais puxado. Mas se a dor se manifestar a meio do tronco ou mais para baixo, pode ser indicativa de cálculos renais ou pedras nos rins, ou qualquer outra condição renal. Pode ocorrer apenas em um lado, alternadamente. Tome cuidado!

2. Urina de tonalidade rosada

Poderá parecer estranho que lhe seja pedido que vigie sua urina, mas não há melhor sinalizador para mostrar se algo de errados está passando com você. Tenha em conta as alterações da frequência, quantidade e cor, sobretudo se não fez qualquer tipo de alteração em sua dieta. Sua urina é castanha, branca ou amarelada? Não tem razão para preocupações! Verde ou azul? Até essas cores podem ser provocadas pela ingestão de alimentos. Mas se apresentar um tom rosado ou avermelhado o melhor é ir no médico com urgência.

O vermelho na urina revela a presença de sangue. Se essa situação se prolongar por mais de 24 horas, o caso pode ser complicado. Caso isso aconteça, vá de imediato em um médico. Uma infecção urinária pode estar afetando os seus rins. Já viu como esse pequeno gesto de prestar atenção para sua urina é tão importante? Tenha ainda em atenção se urinar lhe causa incômodos.

3. Fadiga

Esse é um dos sintomas mais frequentes em caso de complicações renais. Isso se deve a uma redução na segregação de eritropoietina, uma proteína produzida pelos rins, que estimula a produção de glóbulos vermelhos. Esse abaixamento conduz a uma diminuição das quantidades de oxigênio transportado pelo sangue, acabando por deixar o corpo com uma sensação de cansaço profundo.

4. Inchaço

Também pode verificar inchaço nas mãos, tornozelos, ou mesmo no rosto. Essas inflamações acontecem devido a um aumento da quantidade de água retida no sangue. Geralmente esse é o primeiro sintoma que provoca alguma estranheza, porque a fadiga acaba sendo encarada simplesmente como cansaço. As culpas são muitas vezes atribuídas aos longos dias de trabalho, quando na verdade o cansaço está camuflando problemas mais graves. Verifique ainda o surgimento de inflamação na região lombar. Esse é outro sintoma a manter em alerta.

5. Indisposição e gosto metálico na boca

Esses dois sinais acontecem devido dificuldade do organismo em eliminar a ureia do sangue.

Agora que conhece os principais sintomas que indicam complicações nos rins, por favor preste atenção. Nunca será demais reforçar a importância em consultar um profissional, caso se encontre na presença desses sinais. Um diagnóstico rápido vai permitir minimizar os dados e reverter a situação, antes que seja impossível.

Para evitar danos irreversíveis em seus rins, considere ainda essas recomendações:

Recomendações para evitar complicações renais:

1. Consuma muitos líquidos para ajudar a filtrar os rins, sobretudo água!

2. Atividade física com frequência também ajuda a libertar toxinas. Quem sabe ainda não eliminar umas gordurinhas em seu corpo. Junte o útil ao agradável!

3. O álcool e os cigarros caminham de mãos dadas com as enfermidades que podem danificar os seus rins. Sabe o melhor que tem a fazer? Evitar esses vícios ruins!