​Feirão do Imposto propõe debate sobre novo modelo de arrecadação tributária

No dia 25 de maio, acontece o Dia “D” do Feirão do Imposto. Com o intuito de conscientizar sobre a quantidade de tributos, o movimento recebeu o tema “Menos é Mais” este ano e pretende fomentar o debate da necessidade da Reforma Tributária. No Tocantins, o Feirão conta com a parceria do Sistema Fecomércio.

“Estamos cientes de que existe a necessidade de mudança no modelo de arrecadação tributária, tanto em benefício do consumidor quanto do empresariado”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni. “Prova disso, é nossa participação ativa nas discussões sobre o desconto de 75% no diferencial de alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e na redução da base de cálculo do imposto nas operações internas com querosene e gasolina de aviação”, completa Pisoni.

No Tocantins, o evento é realizado pela Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores – Ajee, em parceria com Acipa, Aciara Jovem, CDL, UNITPAC, Posto Modelo, Ifto, Palmas Shopping, Unirg, TopLogos, Moderna Design e ConsisTi, além da Fecomércio.

Impostômetro

Segundo os cálculos do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (impostometro.com.br/), o Tocantins arrecadou mais de R$ 3 bilhões em tributos entre janeiro e meados de maio deste ano. Só em Palmas, foram mais de R$ 127 milhões recolhidos no mesmo período. No site da Ajee é possível calcular o valor dos impostos por produtos, por meio do link: www.ajeetocantins.com.br/calculadora/

Feirão do Imposto

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina. Seu propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente. Em 2012 alcançou uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos. Atualmente capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários, o Feirão do Imposto acontece em 24 estados da federação e mais de 100 cidades do Brasil.

Para mais informações sobre o Feirão do Imposto no Brasil, acesse: www.feiraodoimposto.com.br

(Ascom Fecomércio Tocantins)